segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A creche das focas - Zeehondencrèche

Como prometi anteriormente, hoje irei falar um pouco da creche das focas que visitámos e do trabalho impressionante que lá fazem.
A Zeehondencrèche (Creche das focas em holandês) situa-se em Pieterburen, que fica a cerca de 30 minutos da zona onde vivemos. Portanto, trata-se de um centro de recuperação para focas feridas e focas bebés que não têm pais.
Tudo começou quando uma senhora chamada Lenie 't Hart construiu um pequeno refúgio no seu jardim em 1971, tendo este crescido ao longo dos anos transformando-se no centro de recuperação e hospital que é hoje!
Devido ao perigo de extinção por causa dos lixos tóxicos no mar e às redes dos pescadores, este trabalho é muito importante para tentar manter a população de focas no mar do norte.
Os trabalhadores do centro apanham as focas no mar, trazem-nas para a creche ou hospital e assim que elas estão aptas, devolvem-nas ao seu ambiente! Todo o trabalho é feito de modo muito cuidadoso, de forma às focas conseguirem sobreviver no habitat natural (os trabalhadores não lhes tocam sem protecções para não ficarem com o cheiro humano e não lhes dão peixe è boca, atiram-no para dentro de água para estimular a caça).
Segundo o centro, as mães focas são muito dedicadas aos bebés (há casos descritos em que a mãe foca trasporta o seu bebé morto durante dias, recusando-se a deixá-lo). As mãe focas só perdem o seu bebé em caso de pânico e geralmente as fortes correntes tornam impossível a reunião! Quando perdem os bebés, podem passar dias à sua procura, mas, infelizmente, a produção de leite de uma foca suspende-se depois de dois dias sem estimulação e assim, mesmo que encontre o bebé, já não o consegue alimentar!
É impossível descrever aqui todo o árduo trabalho que os trabalhadores e voluntários fazem no centro, mas acho que consegui dar umas luzes e provar que ainda há pessoas muito boas neste Mundo e preocupadas com o nosso ambiente.
Deixo-vos algumas das fotos que tirei naquele dia e recomendo a quem tenha oportunidade de visitar a Holanda, que alugue um carro ou apanhe o comboio e faça uma visita à creche, pois a entrada apesar de ser barata ajuda imenso o centro a desenvolver o seu trabalho! No dia que visitámos a creche, tinham cerca de 170 focas. Beijinhos :)

Eu e a Inês à entrada

Um voluntário a alimentar as focas

Tudo a apanhar sol :)

Redes que são apanhadas no mar

Família feliz

Foca a brincar com a mangueira

Algumas das focas do centro



2 comentários:

  1. Que giro!
    Costumo deslocar-me à Holanda e não sabia da existência deste centro.
    Obrigada pela partilha.
    Irei lá com certeza!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa, quando lá fores conta-me se gostaste :)
      Beijinhos

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...